o médico dentista e as crianças

falta dente.jpg

    O Médico Dentista e as crianças

                                                                                     

Muitas vezes ouvimos a pergunta:

“- A que idade devo levar o meu filho, pela primeira vez, ao dentista?”

Os nossos Médicos costumam aconselhar que os pais os tragam entre os 3 e os 5 anos, para que a criança tenha um primeiro contacto com o consultório dentário, e se faça um diagnóstico precoce.

Na maior parte das vezes as crianças nessa idade têm a dentição saudável, existindo no entanto algumas exceções, pelo que será aconselhável levar o seu pequeno rebento até a um Médico Dentista.

Há muitas histórias associadas aos dentistas que cabe aos pais, com a colaboração do seu Médico, desmistificar. A visita a um consultório dentário é um dos passos importantes para a criança compreender que ir ao dentista não é doloroso, nem traumático.

As crianças acompanhadas desde tenra idade, com uma profilaxia adequada, terão um percurso de vida, a nível de saúde oral, muito mais natural e atraumático.

 

A que idade deve começar a escovar os dentes ao seu filho?

Desde que os primeiros dentinhos comecem a romper.

                                                             

Utilize uma escova e pasta dentífrica adequada para a idade, e faça a higiene pelo menos 2 vezes por dia.

Erros mais comuns cometidos pelos pais.

A última escovagem do dia deve ser feita antes da criança ir dormir e não após o jantar. Muitas crianças, antes de dormir, ainda fazem uma pequena ceia, pelo que, deve ser no final dessa ceia que deve escovar os dentes do seu filho, mesmo que apenas beba leite.!! O leite também é um alimento favorecedor de cáries.

A primeira escovagem do dia deve ser feita após o pequeno-almoço.

Não deve levar os seus filhos para a escola a comer uma bolachinha que ficou esquecida ou a comer os cereais que não teve tempo de lhe dar porque teve de sair a correr… Os seus filhos ficarão, na maior parte das vezes, o dia inteiro sem lavar os dentes. Os restos de comida acumulados na cavidade oral são prejudiciais para a sua saúde oral.

Escovar os dentes sozinho deve ser tarefa da criança após os 7 a 8 anos de idade. Até lá os pais devem sempre escovar e supervisionar as crianças a cada higiene oral. As crianças pequenas não têm capacidade motora para uma escovagem completa e eficaz.

Os dentes têm várias zonas que não devem ser esquecidas. Não escove os dentes do seu filho apenas na superfície mastigatória.

Compre uma escova de cabeça pequena para que ao escovar, consiga alcançar todos os dentes. Limpe por dentro junto à língua, por fora junto à bochecha/lábio e por fim na zona mastigatória.

 

 

Doces, bolinhos e chocolates

 

Bem sei que é difícil resistir aos pedidos dos seus filhos, principalmente quando o olham com aquele ar de cordeirinhos ao pedir que lhe compre doces. Mas, vamos lá ver! Doces entre as refeições em que a seguir não vai ter hipóteses de lhe escovar os dentes não é boa ideia.

Tente educar o seu filho a comer poucos doces e a fazê-lo após as refeições. As crianças que comem menos doces ou que o fazem após as refeições (seguido de escovagem) têm menos probabilidade de desenvolver cáries dentárias.

Faça uma alimentação saudável com o seu filho.

 

Cáries em dentes de leite

As cáries em dentes de leite são, muitas vezes, desvalorizadas pelos pais. Não cometa esse erro. Uma cárie dentária é considerada uma doença como outra qualquer. Por isso deve levar o seu filho ao Médico Dentista, para que este possa avaliar e tratar o problema caso este se confirme.

Evite que o seu filho sofra. Os dentes de leite não são para toda a vida mas muitos deles estarão na boca do seu filho até aos 12/ 13 anos.

 

ATENÇÃO:

Por volta dos 6 anos vão nascer 4 dentinhos na parte posterior dos dentes de “leite”, sem que para isso tenha de cair nenhum dente. Esses dentes são os primeiros molares definitivos. Os pais, na maior parte das vezes, não se apercebem da sua erupção.

Esses novos dentes, junto com os primeiros incisivos definitivos, também em erupção por essa idade, já não irão cair!!.

Não se esqueça: a saúde oral do seu filho é muito importante para a sua qualidade de vida.

 

 

“Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo.” (Confúcio)