Cuidados orais na velhice

velhice.jpg

Cuidados orais na velhice

 

É na idade mais avançado que os problemas orais se agravam, sendo muitas vezes, por má consciência geral, agravados pela falta de cuidado, visita ao dentista, por problemas de saúde associados ou por toma de certos medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos).

As mentalidades estão a mudar, mas ainda há ideias erradas que levam a perda de peças dentárias ou problemas na mucosa oral. Ou porque o nosso idoso acha que uma reabilitação oral “já não vale a pena”, ou porque nunca tiveram a boa prática de higiene oral.

Tudo isto, associado aos baixos rendimentos, afasta os nossos idosos do dentista.

Devemos no entanto tentar contrariar esta tendência, ajudando os nossos idosos a compreender o porquê de uma boca sã. Porque a falta de compreensão e resolução dos problemas orais leva a que os nossos idosos vejam a sua qualidade de vida reduzida.

Dor á mastigação, dificuldade em engolir, boca seca, edema é apenas parte dos problemas associados a um mau cuidado na saúde oral. Devemos por isso estar alerta e alertar, os nossos idosos, para um cuidado mais atento da cavidade oral.

A visita ao dentista na terceira idade deve ser feita regularmente (de 6 em 6 meses) para que qualquer problema seja detetado precocemente.

Toda a informação clínica do idoso deve ser facultada ao médico dentista já que determinadas doenças como o cancro, diabetes, problemas cardíacos, entre outras, requerem cuidados específicos.

A escovagem dos dentes deve ser diária, com o uso de pasta dentífrica fluoretada, complementada com o fio dentário e/ou escovilhão.

Se o idoso tiver dificuldade em realizar essa tarefa deve ser ajudado.

A toma de certos medicamentos ou de determinadas doenças torna a boca mais seca (xerostomia). A diminuição de saliva acarreta um maior surgimento de cáries e placa bacteriana.O médico dentista pode indicar a melhor forma de melhorar essa situação.

O uso de próteses removíveis, totais ou parciais, é usual na maioria dos nossos idosos. A higiene deve ser, nestes casos, redobrada.

  •   Escovar os dentes naturais sempre sem a prótese dentária é importante para que todas as faces dos dentes sejam escovadas.
  •  A escova de lavar as próteses é utilizada apenas na prótese. Se a prótese “magoa” ou está desajustada deve ser avaliado por um profissional.
  •  A falta de controle nas próteses removíveis leva muitas vezes ao desenvolvimento de outros problemas na mucosa oral.
  •  Durante a noite as próteses não devem permanecer na boca, excepto por recomendação contrária do seu médico dentista. As próteses devem ser lavadas e colocadas apenas no dia seguinte.

 

 prótese

Não fique indiferente. Para cuidar da saúde oral nunca é tarde.

E que melhor qualidade de vida terão os nossos idosos se conseguirem comer sem a ajuda de dentes artificiais, sem dores…

 

 

 

“O verdadeiro mal da velhice não é o enfraquecimento do corpo,

é a indiferença da alma”

(André Maurois)